fbpx

Lipoaspiração

lipoaspiracao

Quem pode fazer lipoaspiração?

Pessoas que desejam afinar a silhueta, o procedimento pode ser feito no abdômen, dorso, coxa, braços, flanco, culote, joelhos, papada e até o monte púbico.

É importante ressaltar que o procedimento não é indicado para quem deseja emagrecer, pois existe um limite de gordura que pode ser aspirada do corpo da paciente.

Qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?

Na lipoaspiração, o objetivo é retirar a gordura localizada, desprezando a mesma. Com a lipoescultura, a gordura retirada é usada para modelar outras partes do corpo, como por exemplo um enxerto nas panturrilhas, ou mesmo no glúteo.

  • Lipo light
  • Lipo ultrassônica
  • Lipolaser

A Lipo light é um procedimento considerado ambulatorial, no qual é usado uma anestesia local para remoção de gordura localizada em pequena área. Seu tempo de recuperação é rápido e não exige internação.

Lipo Ultrassônica e Lipolaser
Usam um método auxiliar para derreter a gordura, de forma que esses procedimentos “aparentam” a aspiração dessa gordura com uma facilidade maior. No entanto, seu uso pode deixar marcas não desejadas, como queimaduras e irregularidades na região.

São cicatrizes quase imperceptíveis que ficarão nos locais da incisão que ocorre nos sulcos das mamas ou glúteos.

No centro cirúrgico são inseridas cânulas finas usadas para liquefazer a gordura, que é aspirada em seguida.

Se você optar por realizar lipo e lipoescultura, essa gordura retirada é tratada e usada como lipoenxertia, para outras áreas do corpo, definidas entre você e seu médico.

Cuidados

Pacientes que se submetem a um procedimento de lipoaspiração precisam tomar alguns cuidados para que sua recuperação seja adequada, sem intercorrências.

Ao escolher o seu cirurgião, informe-se sobre o procedimento e saiba o limite de remoção de gordura que será retirada do seu corpo.

Existe um limite de segurança para a lipoaspiração para que o seu corpo seja capaz de se recuperar. Esse limite é de 5% do seu peso ideal ou 20% de superfície corporal, que consiste na área total de gordura que será removida.

O limite de gordura

Esse limite de gordura a ser removida segue os critérios determinados pelo Conselho Federal de Medicina.

A lipoaspiração é um procedimento que gera perda de líquido e proteína. O respeito desse limite lhe dá uma maior segurança da capacidade de recuperação do organismo.

Realize o procedimento em local com UTI

Outro cuidado importante é a realização do procedimento cirúrgico em local que tenha UTI, como em hospitais.

A lipoaspiração tem os mesmos riscos de outras cirurgias. Portanto, operar em locais com UTI lhe garante recursos para tentar reverter qualquer intercorrência que ocorra durante o procedimento.

Já no pós-operatório, usar a cinta compressiva lhe ajuda na recuperação, assim como a ingestão de muito líquido e repouso de duas semanas para atividades corriqueiras e quatro semanas para atividades físicas.

A paciente também precisa estar atenta ao sol, pois durante dois meses é recomendado que ele seja evitado.