Pós-Operatório

Como Cuidar das Cicatrizes

Mantenha a ferida limpa!

Após a retirada do curativo inicial, manter a ferida limpa é muito importante. Feridas suturadas podem e devem ser lavadas delicadamente com água e sabonete neutro, isso evita a proliferação de microorganismos, reduz a chance de infecção e evita a formação de crostas que dificultam a remoção de feridas com pontos.

Estes sinais a seguir, podem indicar que algo de errado está acontecendo na ferida/cicatriz  e portanto, você deve acionar o seu médico:

  • Sensação de calor no local, vermelhidão excessiva, inchaço, dor e não conseguir movimentar o local como antes. Esses sinais podem indicar que um queloide ou uma cicatriz hipertrófica está se formando.

  • Não hesite em procurar informar o seu médico para que o tratamento correto seja iniciado o mais breve possível. 

Uma cicatriz muda pouco depois de 6 meses. Nos primeiros 3 dias, a epiderme, camada mais superficial da pele, se restaura e , geralmente, os pontos são removidos entre 7 e 15 dias, dependendo da área do corpo. Isso pode dar a impressão de que já está tudo cicatrizado, mas não se engane: as camadas mais profundas da pele ainda estão se restaurando! Por isso, respeite o tempo do processo de cicatrização e mantenha os cuidados adequados por todo o período necessário.

O processo de cicatrização é bem sensível e se estabelece mais rapidamente quando o local é mantido em repouso e sem muita tensão. Cicatrizes sobre articulações no dorso precisam de mais cuidados por estarem em áreas de mais tensão. Por isso, é fundamental evitar carregar peso, exercícios físicos excessivos e movimentos bruscos. Siga a risca as orientações do seu médico e lembre-se: os pontos podem ter saído, mas a cicatrização ainda não está completa.

O processo de cicatrização da pele desencadeia uma inflamação que atrai para o local da lesão células do sistema imunológico. Por Isso, nos primeiros dias, todo corte e cicatriz tendem a ter uma coloração rosada, que pode deixar uma mancha escura no local, principalmente se for exposta ao sol. Portanto, é muito importante usar protetor solar.

Uma alimentação saudável é essencial para o funcionamento adequado do organismo. Cigarro e álcool podem interferir na cicatrização. Diabetes, hipertensão arterial e hipotireoidismo são algumas condições que , quando não tratadas também pode atrapalhar a cicatrização. Por Isso, é sempre importante manter o check-up em dia.