fbpx

Rinoplastia

rinoplastia-ribeirao-preto

O formato do nariz pode ser o pesadelo de muita gente. A insatisfação com sua característica dominante é o que tem levado cada vez mais pessoas a optarem pela cirurgia de nariz, chamada rinoplastia.

Se você está se perguntando para quem essa cirurgia é recomendada saiba: para pacientes que tenham alguma desproporção do nariz, ou desejem corrigir sua posição, promovendo uma harmonização facial, contudo, esta cirurgia se desprende da estética e ganha espaço, também, em procedimentos médicos como:

  • Correção do septo nasal;
  • Turbinectomia;
  • Auxílio em problemas respiratórios;
  • Outros procedimentos que envolvam a região do nariz;

A sua procura é mais para o benefício estético. Afinal, quem não quer ter o nariz dos sonhos e, além de se sentir bem esteticamente, ter uma recuperação rápida e tranquila?

Essa cirurgia é uma boa opção para você que deseja melhorar sua aparência. Cuidar da aparência é fundamental para aumentar a sua autoestima e bem estar.

Geralmente os pacientes que se submetem a essa cirurgia apresentam: nariz grande, com a ponta caída ou muito arrebitada, narinas muito abertas, ou elevadas. Assimetria nasal, dorso muito largo, ou outras características.

Para isso, existem algumas opções de  procedimento, e uma delas será ideal para seu caso. Mas, lembre-se sempre de consultar um médico especializado, para que vocês estejam de comum acordo em tudo, e não tenha nenhuma intercorrência.

O pré-operatório é tão importante quanto a operação

Como todos os procedimentos cirúrgicos, é fundamental que o paciente realize uma série de exames.

Assim, o médico saberá as reais condições para realizar a cirurgia. Além disso, é nesse momento que você deve se preocupar ainda mais com a sua saúde.

É possível que a lista de exames mude de acordo com o cirurgião, mas os principais são:

  • Raio-X do tórax;
  • Raio-X da região nasal;
  • Eletrocardiograma;
  • Tomografia computadorizada;
  • Exames de sangue;

Após a realização de todos eles, o médico irá analisar e verificar os resultados. Depois de confirmar que está tudo certo, é dado prosseguimento à rinoplastia. 

Também é indicado que o paciente fique uma semana longe de bebidas alcoólicas e esteja em jejum completo (alimentos e líquidos) por pelo menos 8 horas antes da cirurgia.

Cirurgia de nariz: como é o procedimento

Existem duas opções de anestesia para esta cirurgia: anestesia local, ou seja, no nariz, ou a anestesia geral.

Em ambos os casos, não existem interferências na cirurgia, são apenas procedimentos que variam de médico para médico.

Já, na cirurgia, algumas ações são tomadas de acordo com o intuito. Por isso, pode variar. O mais comum é a raspagem em pontos estratégicos para que sejam diminuídos e moldados da maneira desejada, ou a realização de enxertos para aumentar alguma região.

Qual a melhor rinoplastia pra mim?

Existem dois tipos de procedimentos que são os mais utilizados para que você consiga ter o tão desejado “nariz perfeito”: a rinoplastia aberta e a rinoplastia fechada.

Na fechada, não existem aberturas para os procedimentos, tudo é feito através das narinas. Já no procedimento aberto, alguns cortes são feitos para facilitar a visibilidade do médico para atingir o resultado desejado com mais facilidade.

A cirurgia dura em torno de 2 horas e, logo depois disso, o paciente ficará em observação por algumas horas (de 12 a 14 horas) e então será liberado para ir a casa.

É valido lembrar que por mais “simples” que o procedimento seja, e ainda pode causar um leve desconforto nos primeiros dias.

A rinoplastia muda e torna o que foi um sonho em realidade, deixando seu nariz do jeito que você sempre quis.

O mais importante é sempre investir em um cirurgião de confiança e que ofereça um trabalho de qualidade, ideal para o seu caso e assim, você terá um resultado satisfatório.

Qual a idade mínima para realizar o procedimento?

Uma das questões mais frequentes nos consultórios de cirurgiões plásticos é qual a idade mínima para realizar a rinoplastia. Segundo o cirurgião plástico, Rubens Granato, a cirurgia estética do nariz só pode ser realizada após o desenvolvimento ósseo completo do nariz do paciente. “A partir do momento que houve o desenvolvimento ósseo completo, a rinoplastia pode ser indicada. Isso gira em torno de 14 a 18 anos de idade, dependendo de cada paciente”, afirma o médico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Se o paciente já tem a idade ideal e está se sentindo incomodado com a estética do seu nariz, ele pode procurar um cirurgião plástico para uma avaliação. No entanto, se a pessoa apresentar algum problema respiratório, ela terá que resolvê-lo, primeiramente, antes de passar pelo procedimento estético.

Além da função estética como órgão central da face, o nariz também desempenha papel fundamental na respiração. Como o nariz tem essa dupla função, tanto estética quanto auxiliando na respiração, pacientes que têm algum distúrbio nasal, ou seja, desvio de septo, rinite ou algo parecido, devem procurar um otorrino para tratar, anteriormente, a questão funcional do nariz, antes de abordar uma cirurgia estética, pois esta pode agravar ainda mais estes problemas respiratórios.

Como é o pós-operatório

A cirurgia de nariz tem um pós-operatório que requer alguns cuidados, principalmente porque a região fica bem inchada e com edemas nas primeiras semanas.

  • Logo após o procedimento, o paciente deve dormir apenas de barriga para cima, com a cabeceira da cama elevada. É importante que durante os 2 primeiros dias ele não ingira alimentos quentes.
  • Após a primeira semana já é possível abaixar a cabeceira da cama, comer alimentos quentes e também remover o curativo de gesso ou acrílico por um de fita.
  • Só após 21 dias é possível tirar os curativos por completo. A roxidão e o inchaço também regridem quase totalmente.
  • Após 45 dias é possível praticar atividades físicas moderadas e após 3 meses a atividade física pode voltar a ser praticada normalmente.

Quando os resultados aparecem?

Após três meses da cirurgia o paciente já está apto para voltar a realizar todas as suas atividades normais e conseguirá ver o resultado do procedimento, pois todo edema e inchaço já terá desaparecido.

A cirurgia é indicada para quem está insatisfeito com o seu nariz, seja ele por ser grande, arrebitado, ter a ponta caída, demonstrar alguma assimetria, entre outras queixas frequentes.

Procure o seu cirurgião plástico de confiança e faça uma avaliação.

Minha Trajetória

Dr. Rubens G. Granato é formado pela Faculdade de Medicina em Ribeirão Preto – USP no ano de 1999, fez residência em cirurgia geral no hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – USP,  a melhor instituição de ensino da América Latina. É especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP pelo MEC, e membro da Sociedade Internacional de Queimadura. Participa de vários congressos, simpósios, jornadas e cursos no Brasil e Exterior.

dr rubens no centro cirurgico

Clínica Dr. Rubens Granato
Telefone:
16 3625-0314
Av. Nove de Julho, 1800 – Centro, Ribeirão Preto – SP

© Copyright Dr. Rubens Granato